Engenharia Consultiva e Diagnóstica

O uso eficaz e eficiente da energia para operação dos condomínios, busca resumir o amplo conceito da Eficiência Energética. A Análise energética e do Desempenho da edificação, tornam-se mais comuns e necessárias, sejam nas Construções novas ou nos Retrofits de edificações em uso e operação. As edificações Residenciais (multi-familiares ou uni-familiares), Comerciais ou Industriais, além de Institucionais e Hospitalares, Públicas ou Privadas, dentre outras, são exemplos dos possíveis empreendimentos passíveis da avaliação.

Para tanto, a compatibilização com o projeto arquitetônico mantendo a estética do empreendimento, a consideração da demanda energética da edificação nos seus consumos, a verificação da localização, clima, ventilação e iluminação natural, umidade, insolejamento, são algumas das variáveis consideradas. A simulação destas permite a determinação de índices fundamentais para a definição e implementação das metodologias no desenvolvimento de um programa de eficiência energética, o qual deve ser compatível com a edificação e apresentar além da viabilidade técnica, a econômica.

Deve-se registrar ainda que diversos autores consideram que aproximadamente 50% do consumo energético do mundo se dá nas edificações e 80% desta no seu uso e operação. Este fato evidencia a importância da eficiência energética no Desenvolvimento Sustentável, cujos 03 pilares são:

  1. O Ambiental, com o uso eficiente dos recursos naturais, tais como água e energia, bem como a gestão dos resíduos;
  2. O Econômico, com a redução dos custos de produção, ao utilizar-se de forma mais eficiente e eficaz os recursos naturais e energéticos, além de impulsionar as pesquisas tecnológicas;
  3. O Social, ligado às questões de saúde, bem estar, igualdade de oportunidades, desenvolvimento local, dentre outras.

Sendo assim, quando uma edificação, seja qual for a sua tipologia e uso, possui equipamentos eficientes, processos racionais e redução de perdas, produz como resultados diversos, benefícios diretos como a Redução de custos, Redução da inadimplência, Disponibilidade de recursos para manutenção e investimentos, bem como o Melhor uso das suas instalações. Indiretamente, porém não menos importante, não se pode esquecer que em todo o contexto, pode-se contribuir para o Desenvolvimento econômico do país, pela Redução dos Custos de produção, Riscos de racionamento, Apagões e Crises energéticas, com elevação da fatura, além da Maior disponibilidade de energia para geração de indústrias e novos empregos, Menor necessidade de investimento em construção de novas usinas e dos Benefícios ambientais.

Por sua equipe multidisciplinar, formada por Engenheiros Civis, Eletricistas e Mecânicos, a Monte Moryah Engenharia atua na Engenharia Diagnóstica e Consultiva, desenvolvendo além de Inspeções Prediais, Estudos de Eficiência energética de empreendimentos, apoiando-se na Legislação e na
Sustentabilidade. Para isto realiza a Avaliação energética dos sistemas com Diagnóstico e Soluções, Custos e Oportunidades com Fluxo Financeiro do projeto, estabelece as prioridades sistêmicas e os planos de ação necessários, com a verificação dos resultados obtidos.